Image Map

PLL Retrô e Análise: Shana


No 4x16, Shana revelou que conhece Ali desde criancinha, porquê era vizinha da casa da avó dela na Georgia. Shana procurou Emily para dar um recado de Ali e contou várias coisas que nos surpreenderam. Shana foi para Rosewood para ajudar Ali a descobrir quem tentou matá-la. Shana nem sempre foi amiga das meninas, principalmente de Emily. Antes dessa fase amiga, Shana foi apresentada como a balconista fofoqueira da loja de fantasia em PDS e, na 3B, pôs as azinhas de fora e azucrinou Emily até falar chega. Na 4A, Shana continuou antipática, fez a blasé com Hanna, acusou CeCe e, no 4x12, conversou com Mona em Ravens. Então, chegou a hora de lembrarmos tudo que Shana aprontou e analisá-la de acordo com nossas teorias. Vamos começar com o Retrô para depois fazer a Análise. 


PLL Retrô: Shana


PDSx02 - A Reunion



Shana faz sua primeira aparição na série como a balconista da Rosewood Halloween Spooktacular Store, a loja de fantasia de Rosewood, que ficou super movimentada antes da festa no GT. O websódio mostra o único encontro de CeCe com Jason, que discutem sobre o término do namoro. Shana, enquanto finge organizar a loja, não tira os olhos dos dois. A conversa de Jason e CeCe termina em baixaria, com CeCe provocando Jason, falando para ele encher a cara no primeiro bar que encontrar. Após Jason sair da loja, Shana está no balcão e olha em direção a algo que não vemos. CeCe, ainda dentro da loja, repete a atitude de Shana. Além de A Reunion ter sido a única vez em que vimos Jason e CeCe conversando, também foi a única vez em que vimos CeCe e Shana na mesma cena. Relembre o websódio aqui


PDSx05 - TrAde Off


Shana conhece Lucas e os dois logo engatam o maior papo sobre comics. Lucas, fã assumido de comics, se surpreende quando Shana fala sobre a Comic-Con. O tricôt entre eles é interrompido quando Lucas recebe uma ligação e faz uma misteriosa transação com o que, até então, parecia ser um manequim fantasiado de Mascarado. Lucas e o Mascarado entram no provador e batem boca. É durante essa cena que um Red Coat zanza pela loja de fantasia. Após Lucas deixar a loja, Shana comenta consigo mesma: aqui nunca é tedioso. Relembre o websódio aqui

PDSx06 - AssociAtion


O websódio é protagonizado pelo IPhone de Shana que, após mandar mensagem para alguém, deixa o telefone em cima do balcão e vai fazer qualquer coisa na loja. O IPhone de Shana é invadido e vemos o registro de ligações, em que aparece o nome de Pigskin e ID bloqueados/um deles de NY, trechos de conversas, em que aparece o nome de Noel, seu playlist e fotos com detalhes das fantasias que as meninas vão usar na festa do GT. O websódio termina com Shana recebendo uma ligação de ID block. Relembre o websódioaqui


PDSx07 - CAll Security

Shana conversa com uma pessoa no telefone, que parece estar estressada com ela. Shana diz que "precisa conhecê-las" e "eu também era amiga dela". Shana desliga o telefone e comenta que a pessoa que falou que ela ia gostar de Rosewood estava certa. Shana fecha a loja e, assim que ela sai, um encapuzado, que estava escondido na loja, observa alguns itens no balcão, entre eles uma peruca loira, antes de copiar as gravações do circuito interno da loja. O encapuzado vê tudo que aconteceu desde que PDS começou e pausa o momento em o Red Coat zanza pela loja. Após copiar os arquivos, o encapuzado deleta tudo do computador. Relembre o websódio aqui.



3x17 - Out Of The Frying Pan, Into The Inferno

Hanna vai até um bar lésbico e vê Shana e Pigskin conversando enquanto tomam uns drinks.

3x20 - Hot Water

Emily, Hanna e Pigskin vão até a loja de fantasia para pedir ajuda de Shana com o registro dos clientes que compraram a fantasia de Rainha. Shana combinou que ajudaria Pigskin, mas muda de ideia quando Emily e Hanna aparecem com ela na loja. Shana destrata as duas, o clima fica tenso e Hanna dá um jeito de enrolar Shana para que Emily fuce no computador e fotografe os registros. Mais tarde, Pigskin conta para Emily que teve um namorico com Shana enquanto Em estava no Haiti, após a morte de Maya, intervalo de tempo entre o final da segunda temporada e começo da terceira.

3x22 - Will The Circle Be Unbroken?

Shana promove o encontro de Emily com Missy Franklin, campeã olímpica de natação. Shana disse que encontrou Missy no aeroporto e lembrou de Emily na hora, perguntando se seria possível marcar um encontro entre as duas. Emily, assim como nós, não entende a atitude de Shana.

3x24 - A DAngerous GAme

Spencer, Emily e Hanna encontram Shana em Rosewood High e querem saber o que ela está fazendo ali. Shana diz que faz parte da equipe de natação Red Devil e está ali para treinar. Mais uma vez, Shana dá um show de antipatia, despertando a ira de Hanna, que reclama por ser a única que Shana não paquera. Mais tarde, Shana se encontra com Jenna na floresta. No encontro, Shana usa o lenço que Jenna entregou para uma pessoa misteriosa no mesmo lugar no 2x25. A noite, Emily flagra Jenna, Shana e Melissa conversando na casa dos Cavanaugh.

4x01 - A Is For A-L-I-V-E

Mona conta para as meninas que Shana já conhecia Jenna antes de se mudar para Rosewood, que desconfia que elas estão apaixonadas e diz que as duas tem medo de Melissa. 

4x02 - Turn Of The Shoe

Hanna vê Shana sentada em um café e vai tirar satisfação com ela sobre sua ausência no velório de Wilden. Shana faz a blasè, irritando Hanna. Na escola, Shana azucrina Emily no vestiário, falando que sabe sobre as recentes conquistas de Pigskin e provoca Emily avisando que vai disputar a vaga em Stanford. 

4x06 - Under The Gun

Em Rosewood High, Shana, mais uma vez, chega apavorando Emily ao informar que agora é aluna da escola e que está na mesma equipe de natação que ela. Shana é vista tocando violino em uma sala de aula. Em Ravens, Spencer e Toby veem Shana, com uma blusa vermelha, participar de um estranho ritual diante de umas imagens. De repente, Shana abandona o ritual e entra apressada no carro de Jenna, mas não vemos se é ela que está dirigindo. No Brew, Shana faz uma apresentação solo de violino.

4x09 - Into The Deep

Na escola, Shana e Jenna conversam sobre Alison. Spencer e Aria ouvem a conversa e decidem que Shana e Jenna devem ser convidadas para a festa surpresa de Emily. Pigskin convence Shana a aceitar o convite, dizendo que ela quer que Shana converse com um importante técnico de natação. Durante a festa, Shana blinda Jenna das meninas e só a deixa sozinha quando vai conversar com o tal técnico. Não vemos a conversa, mas é durante esse intervalo que alguém dá uma pancada na cabeça de Jenna e tenta afogá-la no lago. No hospital, Spencer vai conversar com Shana, que diz que nada vindo das meninas presta, e fala que CeCe é a pessoa que bota medo em Jenna. 

4x12 -  Now You See Me, Now You Don't

Spencer vai até o apartamento de Wren, que não está lá. Spencer espia pela janela e vê um monte de caixas espalhadas pelo chão. Spencer vai embora e vê o carro de Jenna estacionado. Dentro do apartamento, Shana aparece escondida entre as janelas. No Brew, Toby observa Shana organizando uns papéis e, quando ela se levanta para ir embora, deixa cair um comprovante dos correios, cujos destinatários da correspondência são Wren e Melissa, em Londres. Toby pega o comprovante e liga para Spencer. Mais tarde, Toby vê Jenna saindo da casa de Mona dirigindo o carro de Jenna. Toby a segue e flagra Jenna conversando com Mona, que tricota enquanto pergunta se "ela está de acordo com isso?"

4x16 - Close Encounters

Na igreja, Shana diz para Emily que tem um recado de Ali para ela. Shana conta sobre sua amizade com Alison e revela que se mudou para Rosewood a pedido da própria Alison para ajudá-la a descobrir quem tentou matá-la. Emily questiona a amizade de Shana com Jenna e ela diz que o plano de Ali tinha como lema mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda. Emily exige uma prova de que Shana está falando a verdade e ela reproduz o diálogo que Ali e Emily tiveram no 2x12. A noite, Shana leva Emily ao encontro de Ali. 

Análise: Shana

A Análise sobre Shana serve como nossa primeira teoria sobre ela. Para explicar a origem de alguns palpites, vamos deixar os links dos posts que deram origem as nossas especulações. Mais uma vez vamos usar o post Jenna pode ser a Red Coat Loira?, que temos citado com frequência, com o objetivo de explicar porquê desconfiamos que Ali e Jenna são amigas. Os posts são esses:


Shana fez sua primeira aparição em PDS, como a balconista fofoqueira recém chegada a Rosewood que, assim como Jenna, já conhecia Noel e a fama de suas festas. Shana ignora o conselho de Noel para sua fantasia de halloween e diz que prefere ser uma enfermeira sexy, fazendo Noel lembrar de uma festa em que se fantasiou de médico. A festa a que Noel se refere é a do 2x13, que aconteceu na mesma época em que Jenna chegou em Rosewood já convidada para a festa de Noel alguma coisa. Jenna demonstrou intimidade com Noel, além de saber que Ali era Ali.

Em PDS, Shana não cansava de fofocar no telefone para informar alguém sobre tudo que acontecia na loja. Quando tivemos a oportunidade de xeretar seu IPhone, em seu registro de chamadas, ligações de Pigskin e de um número blocked de NY. Em PDSx02, CeCe aparece na loja para conversar com Jason. A conversa termina em baixaria com provocações por parte de CeCe. Jason deixa a loja enfurecido, enquanto CeCe não dá um passo. Em uma cena, Shana olha na direção de algo, ou alguém, que não vemos o que/quem é. Na sequência, CeCe faz o mesmo. 

PDS nos apresentou Shana, que contou que cresceu na Carolina do Sul, passou uma temporada em NY e mudou para Rosewood para morar com uma tia. 

Na 3B, Shana retorna em uma versão bem diferente da que conhecemos em PDS. Ela se dispõe a ajudar Pigskin fornecendo o registro dos clientes que compraram a fantasia de Rainha, mas muda de ideia quando Pigskin chega na loja com Hanna e Emily. O clima fica tenso, Shana não faz a menor questão de ser simpática e praticamente expulsa as meninas da loja. Mais tarde, Pigskin conta para Emily que teve um namorico com Shana enquanto Emily estava no Haiti, intervalo de tempo entre a segunda e a terceira temporada. Emily foi voluntariar no Haiti após Mona se revelar -A e ser internada no Radley, mesmo dia em que o corpo de Maya foi encontrado. Segundo Shana, foi nessa época que ela soube que Alison estava viva.

Shana, então, decidiu ajudar sua amiga de infância e foi para Rosewood tentar descobrir quem quis matá-la. Pigskin tretava com Ali e Shana ficou ela. Emily cogitou que a aproximação das duas talvez tenha sido parte do plano de Ali. 

Para justificar sua amizade com Jenna, Shana argumentou que ela liderava a lista de suspeitos de Ali. Emily nem questionou porquê não precisa de muito para desconfiar de Jenna. Para nós, Shana mentiu. Como acreditamos que Ali e Jenna são amigas, fato que as meninas desconhecem, acusar Jenna encerra o assunto. No 4x01, Mona fala para as meninas que Jenna e Shana já se conheciam antes de Shana chegar em Rosewood, que desconfiava que as duas estavam apaixonadas e que temiam Melissa. Do que Mona falou, acreditamos só que Jenna e Shana já se conheciam antes de Shana mudar para a cidade. Sobre as duas estarem apaixonadas, não sabemos no que Mona se baseou para falar isso. Quanto as duas temerem Melissa, achamos que Mona foi enganada por elas. Por quê pensamos isso? De uma maneira bem resumida, desconfiamos que Jenna e Melissa tramaram várias coisas juntas. Uma das evidências que mais colabora para nossa desconfiança é que Melissa assumiu que mandou Shana e Jenna na pousada para ajudar as meninas. 

Não sabemos em que circunstâncias Shana conheceu Pigskin, mas temos uma ideia de como ela conheceu Jenna. Foi Ali quem as apresentou. Assim como Ali e Jenna tem uma amizade secreta e deveriam se passar por inimigas, Jenna e Shana deveriam ter uma amizade explícita e passarem por melhores amigas. Teria tática melhor para as meninas detestarem Shana? Claro que o nome de Melissa precisava estar metido nessa história; afinal, nenhuma confusão em Rosewood pode ser levada a sério se não tiver o nome de Melissa envolvido. 

No último post sobre as gêmeas D., demos nossa opinião sobre CeCe e sua relação com uma das Alis. Em PDS, embora não vemos para o que ou quem Shana e CeCe olharam, desconfiamos que uma olhou para a outra. Se Shana conhece Ali, que conhece Jenna, que conhecem CeCe, não precisa muito para Shana e CeCe se conhecerem. No IPhone de Shana, vimos várias ligações anônimas feitas de NY. No 4x10, Caleb fala para Hanna que rastreou uns dados de CeCe e descobriu um endereço dela em NY. Será que essas ligações de NY eram de CeCe? No 4x09, Shana fala que Jenna teme CeCe. Do nada, CeCe bota medo em Jenna. Por quê? Na época, CeCe era a suspeita número um de tudo. Acrescentar mais um motivo para ela ser ainda mais suspeita, era o de menos, já que alguém tentou matar Jenna afogada. Na última especulação que fizemos sobre CeCe e as gêmeas, dissemos que CeCe era amiga de uma as Alis e as duas rivalizavam com a outra Ali. Não temos uma opinião 100% formada sobre CeCe, mas desconfiamos que ela se aliou a Ezra para ajudar a Ali de quem ela é amiga. Shana é aliada dessa mesma Ali, assim como Jenna; aliança que deve ser mantida no mais absoluto sigilo. 

Assim como todas as pessoas que devem parecer suspeitas, Shana chegou despejando antipatia pra cima das meninas e escolheu Emily para Cristo. Shana precisava fazer isso para que todos soubessem que ela detestava as meninas. Missão cumprida, veio a justificativa de seu comportamento agressivo: Shana está ajudando Ali. Acreditamos nela, apesar dela ainda ter muitas satisfações para dar. Por enquanto é isso que podemos falar sobre Shana. 


Postado por Sweet, porém o post pertence ao PLLBOOM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário